quinta-feira, 21 de julho de 2011

Ambiente Adequado e Acolhedor na Sala de Aula de Educação Infantil

“A maneira que organizamos a sala na educação infantil traduz o jeito de ensinar e o modo como as crianças aprendem. O espaço reflete a cultura das pessoas que nela vivem”.
     A sala de aula de Educação Infantil deve ser ampla e pode ser montada em um único ambiente ou em dois os três ambientes, por exemplo.

     Deve ser reservado um espaço para a "rodinha", onde são realizadas atividades do cotidiano como: chamada; calendário; contação de histórias; rotina; ajudante e outras.


     O mobiliário deverá ser adequado ao tamanho das crianças: mesas, cadeiras, estantes, gaveteiro (para guardar o material pessoal dos alunos: escova de dentes, creme dental, pente ou escova, avental e outros), cavalete de pintura e outros.


     As paredes da sala devem ser de cores claras, pois além de clarear o ambiente, "passam" tranqüilidade às crianças.


     Concluindo, a sala de aula de Educação Infantil deve ser clara, arejada e deve conter "estímulos" apropriados ao desenvolvimento integral da criança.



















quinta-feira, 14 de julho de 2011

Reunião de pais -- É preciso cuidar com carinho e atenção da Educação do seu filho. E frequentar as reuniões escolares é um excelente começo.

 Texto Cynthia Costa
  
     O professor do seu filho conhece suas expectativas em relação ao trabalho dele? E você: sabe exatamente como é o dia-a-dia da criança na escola? Sabe como ela se relaciona com o professor e os colegas? Se você frequenta as reuniões de pais e mestres e mantém um diálogo constante com os profissionais que cuidam da Educação do seu filho, provavelmente deve estar com todas essas questões esclarecidas e, portanto, sentindo-se mais seguro.

     Sim, a reunião de pais e mestres não é um mero evento protocolar, que a escola organiza com o objetivo de dar algumas satisfações aos pais. "O objetivo das reuniões é compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno", define a pedagoga Isa Spanghero Stoeber, uma das autoras do livro Reunião de Pais - Sofrimento ou Prazer?, da editora Casa do Psicólogo.

    Compartilhar é mesmo a palavra quando se fala nessas reuniões. Afinal, a relação entre a escola e os pais deve ser de parceria, como ressalta Carmem Silvia Galluzzi, autora do livro Propostas para reunião de Pais, da Editora Edicon. Para ela, as reuniões têm um grande poder de aproximar famílias e escolas. "Os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e, assim, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os professores."

    Do ponto de vista social, estar presente nas reuniões também traz benefícios aos pais e, consequentemente, ao aluno, pois a troca de vivências é grande. "É importante que os pais dos alunos se conheçam e troquem experiências", explica Fernanda Flores, coordenadora pedagógica da Escola da Vila, de São Paulo.


    Tendo essa visão e clareza da importância da presença dos pais na escola, realizou-se no dia 13 de julho, nas depências da E.M.de E. F. Otto Becker, uma reunião com os pais e responsáveis dos alunos da pré-escola, juntamente com a diretora Claudia, a supervisora escolar Iva e a profª Dani.
     Entre os assuntos tratados estavam a importância e a valorização da família na educação, esclarecimentos do programa Alfa e Beto e do projeto sobre leitura que começou a ser desenvolvido e, após uma confraternização, foi entregue os boletins referentes ao I trimestre letivo.

"É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais." Coelho Neto

SUPERVISORA IVA

VÍDEO DAS ATIVIDADES

PROFªDANI E O PROJETO DE LEITURA

DIRETORA CLAUDIA

PROFªDANI





domingo, 10 de julho de 2011

PROJETO DE LEITURA -- PRAZER PELA LEITURA: UMA PAIXÃO QUE NÃO TEM IDADE PARA COMEÇAR

   


  Estou desenvolvendo com a pré-escola, um projeto que tem por objetivo integrar família e escola no processo de desenvolvimento da leitura despertando o gosto, o prazer e o interesse pela mesma.


     O tema é "Prazer pela leitura: uma paixão que não tem idade para começar" e o subtema "Leitura em família".
    A família tem um papel decisivo na formação de leitores, juntamente com a escola. Unindo-se, irão proporcionar momentos agradáveis de leitura, formando assim, leitores apaixonados pelo ato de ler.







Por que é bom gostar de ler?
Porque quem lê aprende, conhece, descobre, viaja no tempo, se diverte. Abre os olhos para o mundo e consegue até se enxergar melhor, entender o seu papel no universo. A nossa escola acredita nisso e atua em favor da leitura por meio do Projeto Prazer pela leitura: uma paixão que não tem idade para começar que estimula o gosto pela leitura e a paixão pelos livros.


O que você pode fazer para estimular seu filho(a) a gostar de ler?
  • Leia para dar exemplo.
  • Leia com ele(a) ou para ele(a) durante meia hora por dia.
  • Leve-o(a) a bibliotecas ou a livrarias.
  • Não o (a) reprima se ele(a) manusear um livro, mas estimule-o(a) a conservá-lo.
  • Dê a ele(a) livros, gibis e revistas.
  • E lembre-se: “Contar uma história é dar um presente de amor.” Lewis Carrol
Educação, cultura, informação, prazer e entretenimento são a base do nosso Projeto. Fazer com que cada criança seja uma ferramenta para a construção de um mundo mais saudável, mais justo e mais feliz é o nosso ideal. E para isso, sua presença e apoio são muito importante, pois juntos, estaremos construindo uma educação de qualidade e formando leitores apaixonados pelo ato de ler.

                                              Profª Dani

sábado, 2 de julho de 2011

Hora do Conto - Viaje nesse mundo fascinante!!!!!

     O objetivo do meu trabalho é destacar a importância da “Hora do conto” para formação dos futuros leitores e seu gosto pela leitura.
     Dessa forma, a criança que ouve histórias tem a curiosidade despertada, melhora o vocabulário e o imaginário.
     A hora do conto é importante para a criança, pois alimenta o imaginário, auxilia na formação do leitor, ajuda a desenvolver a escrita, aprendendo a escutar e participar.

     Portanto, “A hora do conto” forma um leitor por prazer e não por obrigação.

"O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler." Ziraldo

HORA DO CONTO A BELA ADORMECIDA

CIDADE DOS CASTELOS
HORA DO CONTO A MULA - SEM - CABEÇA
"Um país se faz com homens e livros." Monteiro Lobato

HORA DO CONTO "O PALHAÇO BIGODUDO"

HORA DO CONTO



"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar." Monteiro Lobato

HORA DO CONTO A ARCA DE NOÉ



HORA DO CONTO A GALINHA DOS OVOS DE OURO

HORA DO CONTO A GALINHA DOS OVOS DE OURO
LUVA DE HISTÓRIA SEU LOBATO


HORA DO CONTO MUSICAL SÍTIO DO SEU LOBATO



ATIVIDADE DESENHAR OS BICHOS E FAZER A CASA DO SÍTIO



ATIVIDADE DO SÍTIO

Viajar pela leitura
Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!
Clarice Pacheco


HORA DO CONTO A ARARA CANTORA




ATIVIDADE HORA DO CONTO A ARARA CANTORA